quarta-feira, 21 de maio de 2008

Ventaglio di melanzane

Desde que cheguei a Itália os meus Hábitos alimentares deram uma volta, não de 360º seguramente, mas no mínimo de 180º ou seja meio volta pelo menos. Não quero dizer com isto que mudei a minha forma de estar com a gastronomia e virei vegetariano, não precisamente, mas que por uma certa imposição fui obrigado no "bom sentido" claro, a mudar e ver de outra forma os alimentos. Como se sabe o nível de vida neste País é muito superior ao pequeno Portugal e dos mais elevados da Europa e não nos podemos dar ao luxo de comprar bens que em portugal seriam presença diária nos nossos pratos. Por aqui uma refeição fora de portas não vai além de pizzas, os importados kebab's fruto da grande imigração ou os famosos aperitivos. Já dentro de casa as pastas são presença obrigatória, excluindo carne e peixe que são bens proibidos e inacessíves para as nossas carteiras e para ser franco não igualáveis ao produto português. Posso dizer que comecei a valorizar muito mais os legumes e já não consigo viver sem eles na minha cozinha. Deixo-vos aqui uma pequena receita que aprendi por cá:

ingredientes:
1 beringela
1 queijo mozarella
fiambre
tomate
orégãos
pimenta negra

preparação:
corta-se uma beringela em fatias e leva-se ao forno durante alguns minutos até ficar grelhada depois coloca-se os ingredientes, tomate, mozarella e fiambre, isto tudo em camadas e com um pouco de oréganos, pimenta negra e sal, leva-se novamente ao forno, mais alguns minutos até ficar tostadinho e já está!

buon appetito

2 comentários:

Zé David disse...

Obrigado pela tua fantástica receita. Ser-me-á útil quando estiver num país caro como a Itália. Enquanto estiver em Portugal, haverá carne ou peixe na mesa.

Uma dúvida: o que são oréganos? Ok, eu sei que estás fortemente influenciado pela cultura italiana, e dado que as línguas são parecidas, é propício esse tipo de confusões. Vou-te relembrar que em português se diz óregãos.

Um abraço

pedro paixao disse...

grazie jacaré, vou emendar o lapso não para óregãos mas para um português mais correcto orégãos!

1abraço